
O INSTITUTO PRÁXIS DE EDUCAÇÃO E CULTURA – IPRA assinou em 15 de novembro de 2009 o contrato com a Secretaria Estadual de Cultura e tornou-se oficialmente um PONTO DE CULTURA, somando-se aos outros dois projetos aprovados em Franca (Cavalhadas e FETANP) e já divulgados pela imprensa local. Nosso projeto tinha duração inicial de 3 anos (2010 a 2012), mas com atrasos em repasses acabou prorrogado até 2013.
O IPRA foi criado em 2005, e atua fundamentalmente nas áreas de EDUCAÇÃO, CULTURA E DIREITOS HUMANOS. Desde 2006 desenvolve cursos de formação e, em janeiro de 2009, implantou um CURSINHO POPULAR PRÉ-VESTIBULAR. Os cursos do IPRA já foram realizados em Franca e Bebedouro, cidades que contaram também com turmas de CURSINHO POPULAR PRÉ-VESTIBULAR em 2010. Entre março de 2009 e dezembro de 2012 o IPRA também organizou um CLUBE DO LIVRO, batizado de “OLGA BENÁRIO”, ação cultural responsável pela entrega de mais de 100 livros das mais variadas áreas aos seus associados.
O Edital 2009 para os Pontos de Cultura do Estado de São Paulo selecionou 300 projetos entre mais de 1.100 inscritos. Tal aprovação foi de importância fundamental para Franca e região, carentes de políticas públicas culturais, geralmente concentradas e pouco acessíveis.
Os públicos-alvos dos projetos do PONTO DE CULTURA “PEDRA NO SAPATO” foram prioritariamente adolescentes e jovens, populações de baixa renda, habitantes de comunidades rurais, estudantes da rede pública de ensino, sindicatos de trabalhadores, idosos e crianças.
O projeto aprovado teve 6 eixos fundamentais e integrados:
-
NÚCLEO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL;
-
CINECLUBE;
-
CENTRO DE MEMÓRIA OPERÁRIA E HISTÓRIA REGIONAL (que deu origem ao projeto "Memórias da Resistência");
-
CLUBE DO LIVRO “OLGA BENÁRIO”;
-
TELECENTRO;
-
CURSOS LIVRES E OFICINAS.
A partir de 2014 o Ponto de Cultura "Pedra no Sapato" atuou prioritariamente como incubador de projetos e grupos culturais, auxiliando a elaboração de projetos, captação de recursos e realização de atividades. Os Eixos de CINECLUBE, PRODUÇÃO AUDIOVISUAL e CURSOS LIVRES estão ativos e funcionando regularmente.

Na região de Franca existe apenas um cinema, com quatro salas, e toda a programação apresentada é selecionada pelo circuito comercial de cinema, assim, não há alternativas culturais consistentes nessa área, tornando de suma importância a diversificação desse segmento e a consolidação de espaços alternativos.
O CINECLUBE teve como objetivo ampliar a diversidade cultural da região, introduzindo na cidade filmes que estão fora do circuito comercial local e que retratem de diferentes formas a realidade social, incentivando dessa forma, a reflexão e o debate sobre esses temas junto ao público. Dessa forma, pretende-se proporcionar um debate crítico sobre variados temas da sociedade.
A exibição inaugural do CINECLUBE foi dia 13 de março de 2010, na sede do IPRA, em Franca-SP.
Em 2016 essa ação foi suspensa pelo IPRA, tendo ocorrido exibições e debates pontuais de lá para cá, devendo ser reorganizado para 2018.
Outro foco do eixo CINECLUBE é construção de um VIDEOCLUBE, projetando um processo de crescimento anual do acervo de filmes e do número de membros associados, uma vez que a videoteca terá acesso aberto à comunidade em geral.



O Instituto Práxis lançou em março de 2009 o Clube do Livro "Olga Benário". Seus associados recebiam todo mês livros de grande qualidade, o que torna esse projeto um excelente instrumento de democratização da leitura.
Os membros do Clube do Livro pagam um valor mensal e recebem o valor integral em livros, já incluída a taxa de entrega do livro.
Foram diversos, de áreas como Sociologia, História, Literatura, Teatro, Filosofia, entre outros de Editoras como a Expressão Popular e a Paz e Terra.
Em 2013 essa ação foi descontinuada pelo IPRA.


![]() boletim outu 2010 - capa | ![]() boletim nov 2010 - capa | ![]() boletim setembro - capa |
---|
O NÚCLEO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL - NUPRA, tem por finalidade registrar as ações e atividades do PONTO DE CULTURA "Pedra no Sapato", capacitar nas áreas de AUDIOVISUAL, CULTURA DIGITAL E COMUNICAÇÃO IMPRESSA os agentes culturais ligados ao Ponto de Cultura através de cursos e oficinas, produzir material audiovisual, com ênfase para curtas-metragens e documentários.
As palestras e oficinas audiovisuais tem objetivo de aproximar a população das técnicas e dos meios audiovisuais, tornando cada pessoa um potencial produtor de conteúdo e porta-voz da própria realidade. Além disso, ao apreender tais técnicas e conhecimentos, a comunidade ganha bases para uma análise da comunicação, podendo lançar olhares críticos aos conteúdos e técnicas hoje em voga na mídia Brasileira.
Público alvo
· Interessados em conhecer os processos de produção audiovisual
· Jovens de ensino médio e universitário
Objetivos
· Fazer o aluno conhecer e experimentar as etapas da produção audiovisual, com ênfase em documentário
· Desenvolver o olhar e o pensamento crítico frente a qualquer produto audiovisual
Carga horária
· 36 horas (32 presenciais)
· Sábado e domingo: 8h às 12 e 14h às 18h (2 fins de semana)
Estrutura: 8 períodos de 4 horas
Período 1
· Apresentação do grupo
· Apresentação e discussão sobre audiovisual
· Definição de funções
Período 2
· Definição das equipes
· Aula de roteiro
· Elaboração dos roteiros de cada grupo
Período 3
· Finalização dos roteiros
· Aula sobre organização da produção
· Grupos organizam sua produção
Período 4
· Aula sobre captação de imagem, som e fotografia
· Início da captação dos grupos
· Atividade extra – Reunião do grupo, para análise e discussão do material captado e re-organização da produção
Período 5
· Troca das experiências entre os grupos
· Continuação da captação
Período 6
· Aula sobre captura de imagem para o computador e decupagem
· Captura do material, análise e decupagem
Período 7
· Aula de edição e grafismo digital
· Início edição
Período 8
· Continuação da edição
· Discussão e troca de experiências entre os grupos Apresentação dos resultados