top of page

NOSSO INÍCIO

O INSTITUTO PRÁXIS DE EDUCAÇÃO E CULTURA – IPRA assinou em 15 de novembro de 2009 o contrato com a Secretaria Estadual de Cultura e tornou-se oficialmente um PONTO DE CULTURA, somando-se aos outros dois projetos aprovados em Franca (Cavalhadas e FETANP) e já divulgados pela imprensa local.  Nosso projeto tinha duração inicial de 3 anos (2010 a 2012), mas com atrasos em repasses acabou prorrogado até 2013.

 

O IPRA foi criado em 2005, e atua fundamentalmente nas áreas de EDUCAÇÃO, CULTURA E DIREITOS HUMANOS.  Desde 2006 desenvolve cursos de formação e, em janeiro de 2009, implantou um CURSINHO POPULAR PRÉ-VESTIBULAR.  Os cursos do IPRA já foram realizados em Franca e Bebedouro, cidades que contaram também com turmas de CURSINHO POPULAR PRÉ-VESTIBULAR em 2010.  Entre março de 2009 e dezembro de 2012 o IPRA também organizou um CLUBE DO LIVRO, batizado de “OLGA BENÁRIO”, ação cultural responsável pela entrega de mais de 100 livros das mais variadas áreas aos seus associados.  

 

O Edital 2009 para os Pontos de Cultura do Estado de São Paulo selecionou 300 projetos entre mais de 1.100 inscritos.  Tal aprovação foi de importância fundamental para Franca e região, carentes de políticas públicas culturais, geralmente concentradas e pouco acessíveis.

 

Os públicos-alvos dos projetos do PONTO DE CULTURA “PEDRA NO SAPATO” foram prioritariamente adolescentes e jovens, populações de baixa renda, habitantes de comunidades rurais, estudantes da rede pública de ensino, sindicatos de trabalhadores, idosos e crianças.

 

O projeto aprovado teve 6 eixos fundamentais e integrados:

  1. NÚCLEO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL;

  2. CINECLUBE;

  3. CENTRO DE MEMÓRIA OPERÁRIA E HISTÓRIA REGIONAL (que deu origem ao projeto "Memórias da Resistência");

  4. CLUBE DO LIVRO “OLGA BENÁRIO”;

  5. TELECENTRO;

  6. CURSOS LIVRES E OFICINAS.

 

A partir de 2014 o Ponto de Cultura "Pedra no Sapato" atuou prioritariamente como incubador de projetos e grupos culturais, auxiliando a elaboração de projetos, captação de recursos e realização de atividades.  Os Eixos de CINECLUBE, PRODUÇÃO AUDIOVISUAL e CURSOS LIVRES estão ativos e funcionando regularmente.

Cineclube

Na região de Franca existe apenas um cinema, com quatro salas, e toda a programação apresentada é selecionada pelo circuito comercial de cinema, assim, não há alternativas culturais consistentes nessa área, tornando de suma importância a diversificação desse segmento e a consolidação de espaços alternativos.

 

O CINECLUBE  teve como objetivo ampliar a diversidade cultural da região, introduzindo na cidade filmes que estão fora do circuito comercial local e que retratem de diferentes formas a realidade social, incentivando dessa forma, a reflexão e o debate sobre esses temas junto ao público.  Dessa forma, pretende-se proporcionar um debate crítico sobre variados temas da sociedade.

 

A exibição inaugural do CINECLUBE foi dia 13 de março de 2010, na sede do IPRA, em Franca-SP.

Em 2016 essa ação foi suspensa pelo IPRA, tendo ocorrido exibições e debates pontuais ao longo dos anos.

Clube do Livro

O Instituto Práxis lançou em março de 2009 o Clube do Livro "Olga Benário".  Seus associados recebiam todo mês livros de grande qualidade, o que torna esse projeto um excelente instrumento de democratização da leitura.

 

Os membros do Clube do Livro pagam um valor mensal e recebem o valor integral em livros, já incluída a taxa de entrega do livro.  

 

Foram diversos, de áreas como Sociologia, História, Literatura, Teatro, Filosofia, entre outros de Editoras como a Expressão Popular e a Paz e Terra.

 

Em 2013 essa ação foi descontinuada pelo IPRA.

Boletim Cultural
Núcleo Audiovisual
bottom of page